Pesquisa aponta que a cirurgia plástica ajuda na autoconfiança

Segundo estudos feitos pela Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, 87% das pessoas que se submeteram a algum tipo de operação cirúrgica estão mais felizes com a estética corporal em geral, além de reduzir as queixas com o local onde foi realizado o procedimento.

Consequentemente, as mulheres entrevistadas afirmam que com maior autoestima conseguem lidar melhor com uma série de problemas, como relações sociais e no ambiente de trabalho.

No entanto, estas mudanças na imagem corporal são acompanhadas por transformações psicológicas. Esses procedimentos são uma grande vantagem em tempos de crise, quando necessitamos estar ativos por mais tempo no mercado de trabalho. Esta alegação é do médico inglês Laurence Kirwan, ao site Female First, que postou dados sobre este estudo.

Com o aumento da autoestima, ocorre uma espécie de blindagem no cérebro, inibindo problemas relacionados à imagem corporal como a depressão, auxiliando até na recuperação de doenças. Logo, pacientes que buscam a alternativa das cirurgias para melhorar a imagem acabam tendo benefícios além da estética.

A beleza é algo difícil de ser definida, mas é imediatamente reconhecida. Nós trabalhamos a partir do interior do paciente, remodelando sua moldura para destacar essa beleza. No entanto, o aumento da autoestima não é realidade para pacientes cujas expectativas não são realistas.

A cirurgia plástica ajuda a pessoa a sentir-se bem consigo mesma. Pode até mudar a percepção de alguém no meio social, mas não transforma ninguém em outra pessoa.

Porém, é importante salientar que a decisão de fazer uma cirurgia exige um certo cuidado já que, apesar das modernas tecnologias reduziram em muito os riscos de alguns dos mais populares procedimentos, toda cirurgia tem risco de complicações, ainda mais se o paciente tiver fatores associados, como obesidade, alcoolismo, fumo e doenças crônicas.

👨⚕️ Prof. Dr. Antonio Márcio – Titular SBCP e Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica

⚕️CRM 8040 | RQE 3364

Contato: (94) 9 9134-5309 | (94) 9 8113-1128

Endereço: Avenida Tocantins n 448, Sala 7. Novo Horizonte. Marabá-PA